De entre todos os inimigos que não quer ter, os jornalistas estão à cabeça da lista. Pode não saber disso hoje, mas um dia poderá precisar de ter aqueles a quem chamam o quarto poder do seu lado, porque quando o momento de lhes falar sobre si ou a sua empresa bater à porta, vai querer saber como domar as feras.
Falar com jornalistas e descobrir que se está a falar sozinho, porque eles não estão minimamente interessados no que lhes diz, é uma das maiores falhas de comunicação identificadas nas relações entre quem quer passar a mensagem e quem a tem de transmitir para o público.
Para motivar o interesse da comunicação social em si ou na sua organização tem de se mostrar, mas não tem de ser depois de um grupo de clientes se ter queixado da forma como foi atendido.
Quando a crise bater à sua porta, tem de saber responder às perguntas, relacionar-se com quem quer discursos claros e estar preparado para no dia seguinte o assunto ter morrido sem causar danos à sua empresa.
O que dizer sempre, o que nunca dizer, a disponibilidade e, acima de tudo, a forma como é transparente, fazem milagres por si e pelo futuro da marca que representa.
Aprenda a figurar nas primeiras páginas pelos melhores motivos, aproveite a publicidade gratuita que os meios de comunicação social lhe darão se puser em prática os truques que lhe vamos mostrar.
Acredite ou não, os jornalistas são seres humanos. Não vivem no céu, mas podem ser o seu inferno.